Decoração

6 dicas para deixar sua kitnet grande

Mesmo pequenas, as kitnets são a melhor opção para algumas pessoas (Foto: Unsplash).

Pequena, prática e em conta. Essas são algumas características que fazem as pessoas buscarem uma kitnet para alugar em Curitiba ao invés de outros imóveis!

Afinal de contas, para certos perfis de moradores, imóveis maiores simplesmente não valem à pena. Por exemplo: para um estudante ou um jovem casal sem filhos, uma kitnet para alugar no centro da cidade é a melhor opção para morar bem gastando pouco.

Se você investe em imóveis, também deve prestar atenção nesta opção! Como há bastante procura, comprar uma kitnet em Curitiba e alugá-la é a garantia de uma renda extra no final do mês. Depois de algum tempo, você ainda pode vendê-la e embolsar a diferença de preço que existirá graças à valorização.

Independentemente de você ser morador ou um proprietário que aluga o imóvel a terceiros, é importante saber formas de driblar uma das principais queixas que as pessoas têm: o pouco espaço. Há algumas técnicas de decoração para que você, morador, torne sua casa mais agradável e você, investidor, o faça parecer mais amplo, aumentando as chances de alugá-lo e aumentando o seu valor na venda.

Separamos seis estratégias para colocar em prática agora mesmo e fazer sua kitnet parecer muito mais ampla do que realmente é. Confira:

1.Use cores claras nas paredes

Uma das regras mais básicas da decoração é que tons claros proporcionam a sensação de amplitude. Isso faz com que um cômodo ou imóvel pareça maior do que geralmente é.

Os tons escuros, por outro lado, têm o efeito contrário. Eles fazem com que o espaço pareça mais apertado.

Entretanto, isso não significa que você deva pintar tudo de branco! As cores escuras também têm vez, mas, em uma kitnet, não podem prevalecer sobre as escuras. Em outras palavras, você deve seguir a regra 80/20: todos os espaços devem ter 80% de cores claras e 20% de cores escuras. Uma parede pintada de um tom diferente já resolve isso.

Dica: ao decidir qual parede receberá a cor mais chamativa, prefira a primeira que você vê ao abrir a porta. Isso potencializa a sensação de amplitude, ao fazer com que a parede pareça mais distante.

2 . Prefira móveis pequenos

Entulhar sua kitnet de móveis só vai fazê-la parecer menor. Menos é mais! (Foto: Unsplash).

A escolha dos móveis também é fundamental na impressão que se tem sobre o tamanho de um cômodo. No caso de quem vive em uma kitnet para alugar e não pode mudar as cores das paredes, essa técnica pode fazer milagres!

Os especialistas em decoração sugerem que você invista em móveis pequenos. A lógica por trás disso é bem simples: um espaço pequeno com um monte de móveis grandes amontoados parece ainda menor.

Os móveis modulares são seus melhores amigos nessa hora! Como o próprio nome diz, eles são vendidos em módulos, permitindo que você os adapte conforme a sua necessidade. Por exemplo: se você prefere prateleiras a estantes, pode adquirir os módulos com esta característica, sem ter que investir altos valores em móveis planejados.

3. Inspire-se na decoração minimalista

A decoração minimalista, também conhecida como escandinava, foi uma das grandes sensações do design de interiores em 2017.

Ela consiste em usar nada mais do que o necessário em qualquer espaço. Tudo o que não tiver uma função concreta deve sair.

Além disso, esse estilo decorativo prega o uso de tons claros com alguns toques de cores escuras, mas, ainda assim, bastante sóbrias, como marrom claro, verde musgo e azul petróleo.

Tudo isso valoriza muito espaços pequenos: poucos móveis, a palheta de cores, a funcionalidade acima de tudo, etc. Se você está com uma kitnet para decorar, procure algumas referências desse estilo decorativo. Você vai valorizar muito mais o seu espaço, tenha certeza!

4. Invista em móveis multiuso

Como não há muito espaço, há uma grande chance de você não conseguir colocar todos os móveis que quer em seu kitnet. Mas não tem problema: com a diminuição constante das metragens de novos lançamentos imobiliários, as fabricantes de móveis adaptaram seus produtos.

Assim, hoje é cada vez mais comum encontrar móveis multiuso nas lojas – muito além do tradicional sofá cama! Por exemplo: há bancadas de cozinha que vêm com um balcão dobrável, que você só precisa puxar para fora, na hora de usar. Essa pode ser sua mesa de jantar!

Outra peça que se destaca são as camas aéreas. É como se fosse uma cama de beliche, mas só com a peça de cima. Assim, a parte de baixo fica disponível pra você colocar sua escrivaninha, uma cômoda ou uma arara com roupas.

Não é preciso investir em móveis planejados. Essas peças já estão disponíveis em lojas de móveis prontos!

5. Use papeis de parede com estampas pequenas

Do mesmo modo que as cores, as estampas tem muita influência sobre a percepção que temos do espaço.

As estampas pequenas funcionam do mesmo modo que as cores claras: dão sensação de amplitude. Assim, são perfeitas para ambientes pequenos – como um kitnet.

Já as estampas grandes funcionam como as cores escuras: podem fazer um ambiente parecer menor do que realmente é.

Por mais que isso se aplique a vários objetos – até roupas -, é muito interessante que você use essa técnica em papéis de parede. Além de dar um ar diferenciado a seu imóvel, eles podem fazê-lo parecer mais amplo.

Caso você viva em uma kitnet para alugar, cuidado: verifique em seu contrato se você pode aplicar papéis de parede. Há proprietários que vedam qualquer modificação permanente no imóvel.

Às vezes é possível até mesmo conversar com o proprietário, instalar o papel de parede e receber um desconto no aluguel pela benfeitoria. Tudo depende da opinião do dono do imóvel!

6. Invista em um bom projeto de iluminação

Uma kitnet bem iluminada é muito mais agradável, além de parecer mais ampla (Foto: Unsplash).

Um bom projeto de iluminação pode deixar qualquer lugar irreconhecível. Não é à toa que existem designers especializados nisso!

No caso de espaços pequenos, como as kitnets, é muito importante que haja bastante luz. Acredite, isso fará a diferença na percepção do tamanho do espaço!

Mas não é preciso deixar a conta de eletricidade nas alturas: aproveite a luz natural! Sempre que estiver sol, abra as janelas e aproveite.

Tem alguma outra dica para fazer uma kitnet parecer bem maior? Compartilhe com a gente nos comentários!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *