Tuttidelas - rede de blogs femininos



PUBLICIDADE
blogs category image

Olá meninas! Hoje começo um seção aqui no Cantinho onde darei dicas para as blogueiras melhorarem seus blogs e tirarem algumas dúvidas sobre como criar um blog. Vou começar com uma das maiores dúvidas que existem e que é comum sempre rondarem quem trabalha nessa área, como eu, a Dani e muitos outros desenvolvedores. Já tive que responder isso muitas vezes por conta do meu trabalho: a dúvida entre os dois WordPress…

wordpress

Vamos começar do começo…

WordPress é um sistema de gestão de conteúdo (CMS – Content Management System ) Open Source, isto é, um sistema de código aberto e gratuito que qualquer pessoa pode utilizar para gerenciar os conteúdos de um site ou blog. A grosso modo é uma plataforma para blog (gratuita).

A confusão se dá porque existem dois sites WordPress, o .com e o .org, já reparou?
A dúvida comum é: “wordpress.com e wordpress.org são a mesma coisa?” A resposta é um grande e sonoro NÃO!!!

Mas, Mariely, não é o mesmo nome o mesmo logotipo? Sim, a plataforma por trás dos dois sites é a mesma, mas há diferenças entre os dois.
As diferenças já começam na hora de iniciar o seu blog. No wordpress.org você baixa os arquivos e instala na sua hospedagem, já no wordpress.com você acessa pelo site da plataforma.

Comparando as opções

WORDPRESS.ORG

WORDPRESS.COM
Gratuito para começar
Gratuito para começar
Necessita hospedagem própria
Não necessita hospedagem própria
Precisa ter domínio
Não precisa ter domínio
Gratuito para melhorar
Precisa pagar para ter mais recursos
Ilimitado, tudo depende da criatividade
Limitado
Pode adicionar scripts, flash, anúncios
Não pode adicionar scripts, flash e anúncios tipo Google Adsense
Fácil de mexer, porém para tirar o máximo de proveito é preciso contratar alguém que entenda ou dedicar muitas horas para aprender
Fácil de mexer
O preferido das blogueiras profissionais
A escolha de quem está começando e não conhece muito do assunto
Permite você ter um layout exclusivo
Tem que optar pelos designs existentes

Uma vez atendi uma cliente que havia feito uma conta no wordpress.com e queria customizar seu blog. Eu já havia ouvido falar que o .com era ruim para trabalhar, mas mesmo assim aceitei o desafio. Foi muito difícil de fazer as coisas por lá, isto porque o wordpress.com é muito limitado, não é possível acessar os arquivos php (onde ficam os comandos), apenas o css (arquivo do estilo), então não deu pra fazer muito em termos de layout, pois eu só podia mudar os itens existentes, não havia como acrescentar itens novos.

Além disso outro ponto muito negativo ao meu ver, é essa versão não aceitar uso de alguns scripts como flash e anúncios. Quem opta por trabalhar com o wordpress.com precisa usar apenas imagens com links como forma de divulgação de propagandas.
Também é preciso analisar se você quer ter um layout exclusivo. Isto é uma questão muito importante se você quer ter um blog bacana e reconhecido, vai querer que seu layout seja único, não é?

Então se você está em dúvida de onde criar blog, eu te digo: wordpress.org, você vai evitar muita dor de cabeça e ter um blog cheio de opções!

Não entendeu muita coisa? Quem é novata na área é comum não saber essas coisas mesmo, pode me perguntar nos comentários que vou responder ou quem sabe fazer um post com suas dúvidas!

Postado por Mariely
4 amaram
3 comentaram
Compartilhe:

Comentários



    Clara

    22/07/2013 | 14:48
    #1

    Ótimo post!

    MarielyRespondeu:

    Obrigada! Adorei teu blog!!



    Polyana Sousa

    26/06/2014 | 0:51
    #2

    Poxa, fiquei super na dúvida agora. Meu blog era no blogger e mudei para o wordpress.com pq li que este é mais profissional e como quero levar a sério resolvi me arriscar. Pelo visto me dei mal né, pq o blogger é super fácil de mexer, personalizar layout etc e o wordpress não consigo fazer nada =/ Você aconselharia voltar para o blogger? Queria saber pq vou comprar o domínio .com.br para o blog e já queria fazer na plataforma certa pq depois do domínio o próximo passo será o layout personalizado. Fico no aguardo da sua resposta, bjoo


Comentar






Você precisa ter uma conta no site Gravatar para que sua foto apareça nos comentários.