O casamento ainda é um sonho alimentado por muitos casais. Apesar do mundo contemporâneo estar mudando a visão das pessoas sobre relacionamento, assim como a tecnologia, casar é visto como uma conquista.
E a Aliança de Ouro é uma das estrelas da festa, depois da noiva, é claro.
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre o significado e a história da aliança de casamento. Vamos lá?
Aliança de Casamento, um pouco de história
A palavra aliança tem origem no latim, alligare e significa união, proximidade com o outro. Tanto que é bastante comum usar o termo fazer uma “aliança” com outra pessoa, seja nos negócios, na amizade e no amor.
Os anéis e alianças já eram utilizados no Egito Antigo pelos faraós. As joias eram um símbolo de eternidade e união, uma espécie de acordo e compromisso entre as pessoas.
Era comum também o uso do anel e Aliança de Ouro como talismã e até para realizar transações comerciais. Até porque, o ouro era um símbolo de poder e de status, assim como ainda é nos dias de hoje.
Significados distintos
Entre duas pessoas que se amam e querem eternizar o momento com uma Aliança de Ouro 18k, o simbolismo da joia está na vontade de compromisso.
Porém, o significado da aliança de casamento pode mudar de acordo com as religiões e culturas. Para a igreja católica, a Aliança de Ouro marca um compromisso do casal perante a Deus, a vontade e o desejo de permanecerem juntos publicamente e com a benção da igreja.
O matrimônio é uma união entre duas pessoas, e a aliança de casamento é o que firma e simboliza esse compromisso.
Inclusive, durante a cerimônia cada um coloca a aliança de casamento no dedo um do outro. É uma forma de simbolizar a fidelidade, respeito e aceitação entre os noivos.